
Eu sei que sexta-feira 13 foi ontem mas vou continuar o post, até mesmo porque virão outras por aí.
Wikipedia
Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado um número de coisas completas como 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou os 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias.
Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio.
Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
Eventos históricos
Alguns incidentes ocorridos nessa data:
- 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.
Curiosidades
- Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.
- O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
- A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).
Sexta-feira e o número 13
Apesar de em algumas culturas o número 13 ser considerado um símbolo de sorte, a carga negativa que lhe é geralmente atribuída tem já bastantes anos de história, remontando à última ceia de Cristo, onde se contavam 13 pessoas à mesa, entre elas Jesus, que morreu numa sexta-feira. Daí a sua conotação negativa nas crenças cristãs.
Bater na madeira
A ideia de tocar na madeira para afastar pensamentos negativos vem dos povos gregos e índios que acreditavam que os deuses viviam nas árvores maiores e mais fortes e por isso lhes tocavam para afastar a má sorte.
Partir um espelho
Na realidade, esta superstição, consistia originalmente em partir uma tigela de vidro onde os gregos antigos liam o futuro das pessoas. Se a tigela se partisse durante a leitura, assumia-se que algo negativo iria acontecer à pessoa em causa. Com o tempo a superstição foi-se alterando, passando da tigela para um espelho.
Abrir um chapéu-de-chuva dentro de casa
Por mais incrível que pareça, esta superstição originou de uma questão prática. No séc. XVIII, os chapéus-de-chuva continham espetos de metal e partes aguçadas, que aliados aos fracos mecanismos de abertura, faziam com que se tornasse perigoso abrir o chapéu num local fechado…
Gatos pretos
Durante bastante tempo, os gatos foram interpretados como animais místicos e de grande poder, receando-se os pretos que eram associados à noite. Corria ainda o rumor de que as bruxas se podiam transformar em gatos e que o podiam fazer nove vezes (daí a crença também de os gatos terem nove vidas).
Para mim, Sexta Feira 13 é um dia comum, coincidências podem acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário